terça-feira, 13 de novembro de 2012

Uma breve introdução ao tema...


A Regulação Hormonal Masculina
 
    A regulação hormonal masculina difere da feminina unicamente na hormona que é segregada pelas gónadas e na maneira com que essa hormona actua no corpo.
    Nos homens, como já devem saber, as gónadas são os testículos (Orgãos responsáveis pela produção de testosterona e espermatozóides). Então que hormona é essa que é segregada pelos testículos?

A testosterona
 
    A testosterona é produzida nas células de Leydig (ou células intersticiais) que se localizam no tecido que se situa entre os túbulos seminíferos (Local dos testículos onde ocorre a espermatogénese). Estas células recebem um estímulo da gonadoestimulina luteoestimulina, produzido pela hipófise anterior, o que desencadeia a produção e segregação de testosterona.
    O aumento das concentrações de testosterona no sangue provoca uma inibição ao nível do hipotálamo e da adenohipófise. Estas, ao reagirem, segregam cada vez menos GnRH ou Factores de Libertação (Hipotálamo) e gonadoestimulinas (Adenohipófise).
     
Gonadoestimulinas     
 
    Os neurónios do Hipotálamo produzem factores de libertação (GnRH) que, pelo sistema sanguíneo, são transportados até a adenohipófise e actuam nas suas células desencadeando a produção e libertação de gonadoestimulinas (LH e FSH).
    A luteoestimulina (LH) vai actuar, como já referi, nas células de Leydig promovendo a produção de testosterona. A foliculoestimulina (FSH) vai atuar nas células de Sertoli estimulando a espermatogénese. A diminuição dos níveis plasmáticos de LH e FSH é detectado pelas células de Leydig e estas, por sua vez, vão produzir e segregar menos testosterona. Assim é estabelecido o valor de concentração de testosterona no sangue normal. Mas, quando os níveis plasmáticos atingem um valor abaixo do normal, o processo de retroação negativa repete-se e é estimulado a produção de GnRH, LH, FSH.
     Os valores das concentrações de testosterona no sangue vão sempre aumentando e diminuindo nunca afastando muito do valor normal.

     

2 comentários:

  1. Ouvimos dizer que o ditado "é dos carecas que elas gostam mais" está relacionado com a regulação hormonal masculina , conseguem-nos explicar?

    Continuem com o bom trabalho.

    Adriana, Catarina, Rodrigo e Valério
    12ºE
    ESPAA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros colegas,

      Desde já agradecemos a vossa visita.

      Quanto à questão que nos colocaram, esta gerou alguma discordância e incompreensão. À priori não nos é possível estabelecer qualquer ponte de ligação entre o provérbio popular supracitado e os mecanismos de regulação hormonal masculina. Poderíamos inicialmente relacionar a perda de cabelo (alopécia) com problemas enzimáticos ao nível da produção de testosterona. Todavia, e dado o teor/objectivo deste blog, não alcançamos nenhuma resposta plausível para a questão formulada. É nos impossível responder (a nível cientifico) correctamente o porquê dos indivíduos do sexo feminino gostarem intrinsecamente mais de homens que sofram de alopécia. Poderemos, caso seja do vosso interesse, aprofundar os conteúdos acercada perda de cabelo masculina associado à produção disfuncional de testosterona.

      Obrigado.

      Eliminar