terça-feira, 20 de novembro de 2012

A influência da testosterona na depressão nos homens



     Nos homens a libertação de testosterona afeta as funções neurológicas e comportamentais tais como o interesse sexual, agressividade, grau de emoções.
   A testosterona é um hormona de interação social é secretada em resposta a estímulos sociais como situações que despertam o interesse sexual, a hostilidade ou o humor, pois age diretamente no cérebro. 
Depressão - A doença que os homens calam. 
    A partir dos 50 anos de idade aproximadamente começa a diminuir lentamente a libertação de testosterona. Aproximadamente 20% dos homens com mais de 60 anos
de idade têm os níveis desse hormona abaixo do "normal".

    Existem algumas evidências da relação entre a queda dos níveis hormonais e o surgimento de depressão. Essas informações são derivadas de dois tipos de estudos: observação do comportamento dos homens com níveis baixos de testosterona e do tratamento dos sintomas depressivos com reposição hormonal complementar.

      O que causa as depressões no homem?
  Os neurotransmissores, como a serotonina, a norepinefrina e a dopamina, que enviam mensagens de uma célula cerebral para outra, desempenham um papel essencial. Devido a uma anomalia genética ou a outra causa, as reservas de neurotransmissores são afectadas podemos sofrer de depressão ou quaisquer outros problemas psicológicos.
     Nalguns casos de depressão moderada, segundo Laurence Katznelson, endocrinologista da Faculdade de Medicina de Harvard, a causa pode ser uma deficiência de testosterona, que pode dar sintomas clássicos como fadiga, falta de iniciativa e dificuldades sexuais.

      Se a testosterona melhora o humor, porquê não administrá-la a homens? 

    A testosterona pode estimular o crescimento de um cancro da próstata não detectado e assim deve ser administrada apenas quando indicada para o tratamento de uma deficiência real.

Níveis reduzidos de testosterona nos mais idosos pode levar?
   Os níveis reduzidos de testosterona nos mais idosos podem levar à depressão, diz uma equipa australiana. No entanto, dois especialistas portugueses dizem não ser possível estabelecer uma relação directa entre os problemas mentais e hormonais.
Os baixos níveis de testosterona no sangue constituem afinal mais do que uma ameaça ao desempenho sexual masculino.

Estudo da University of Western Australia (UWA)
    “Um estudo desenvolvido por membros da University of Western Australia (UWA) sugere que os homens com níveis reduzidos de testosterona estão mais expostos à depressão.
A equipa australiana estudou cerca de 4.000 indivíduos do sexo masculino, todos a rondar os 70 anos. De acordo com as análises e exames efectuados, todos aqueles que registaram um défice de testosterona no sangue sofriam de depressão. Concluíram ainda que os indivíduos com baixo índice de testosterona tinham três vezes mais probabilidades de vir a sofrer de depressão do que os que apresentaram níveis hormonais mais elevados.

Bibliografia:

Sem comentários:

Enviar um comentário